O escritório David Chipperfield Architects recebeu permissão para seguir com o projeto Hertogensite Residences para uma torre habitacional de 14 pavimentos em Leuven, na Bélgica. A proposta envolve a transformação de um antigo bairro hospitalar, conectando nove residências e quatro edifícios de apartamentos de 4 pavimentos.
Localizado nas margens do centro medieval da cidade de Leuven, na Bélgica, o novo empreendimento residencial projetado por David Chipperfield Architects está programado para ser concluído em meados de setembro a dezembro de 2022. O empreendimento é parte da transformação de um antigo bairro hospitalar que historicamente segregou a região oeste do centro da cidade. Implantado em um terreno longo e estreito, entre um fragmento dos muros da cidade medieval e um afluente do Rio Dijle, a torre de 14 pavimentos será conectada com mais nove casas e quatro pequenos edifícios de apartamentos, se prontificando a unificar "essas três tipologias distintas em uma só, a partir de uma linguagem arquitetônica coesa definida pelo tamanho de uma unidade habitacional e pelo uso consistente de tijolos acinzentados".
Enfatizando seu caráter individual, as casas e apartamentos são diferenciados no plano, enquanto a torre apresenta uma abordagem diferente, com os apartamentos sendo rotacionados a cada pavimento. Com uma forma escultural forte, a proposta responde estrategicamente ao seu entorno. "A torre tem dois apartamentos por andar e uma tipologia diferente na cobertura. Os pavimentos mais baixos têm uma conexão próxima ao novo parque público ao norte, enquanto os pavimentos mais altos têm vistas para o centro de Leuven. As varandas, esculpidas dentro do perímetro da torre, enquadram essas vistas ao mesmo tempo que são posicionadas respeitando a privacidade das casas ao sul".
Paralela à antiga muralha da cidade e definindo uma nova rua nesse sentido, as casas são, ao norte, conectadas com a torre e ao sul conectadas com os edifícios de apartamentos. "Elas passam de três pavimentos na fachada principal da rua para quatro pavimentos nos fundos. Cada casa tem um jardim que leva ao riacho afluente do Rio Dijle". Já os edifícios de apartamentos contém unidades menores, e funcionam como uma transição entre as novas casas e um edifício já pré-existente, incorporando, assim, o projeto ao bairro.
- Datas: 2018 –
- Área: 8,000 m2
- Cliente: Resiterra nv
- Arquitetos: David Chipperfield Architects London
- Diretor do Projeto: David Chipperfield, Billy PrendergastEquipe: Peter Jurschitzka, Oliver Ulmer
- Arquiteta Responsável: Julien Gouiric
- Equipe: Katie Jackson, Jusin Park, Renato Pimenta, Joana Ribeiro, Gabor Tajnafoi
- Arquitetos Locais: Bureau Bouwtechniek
- Engenharia Estrutural: Establis
- Consultoria de Instalações: Creteq
- Consultoria de Fachada: Bureau Bouwtechniek
- Paisagismo: Wirtz International Landscape Architects